Como Começar a Correr Como Um Profissional

musculação-treino_pernas
O que é melhor: fazer musculação antes ou depois de correr?
maio 4, 2018

Como Começar a Correr Como Um Profissional

corrida-na-pista-620x431

E que Milhares de pessoas que correm e começam a correr de uma forma totalmente errada e equivocada certamente  irão se lesionar em função das suas falta técnicas de corrida.

Hoje é perceptível o crescimento da popularidade das corridas de rua, cada dia mais e mais pessoas estão começando a correr, isto é bom por todos os benefícios que uma atividade física traz a saúde.

Mas ao contrário do que muita gente pensa e faz, correr não é apenas calçar um tênis e sair correndo pelas ruas e estradas afora.

Para correr com a técnica correta você tem que prestar atenção em diversos detalhes, como postura do corpo, movimento dos braços, respiração e a forma que você pisa em cada passada.

Este último detalhe é o mais crítico, ele é o que irá te causar as mais dolorosas lesões, se você for do grupo dos corredores que correm de qualquer jeito.

Correr errado não é só culpa da sua falta de informação, mas são também das informações erradas que você recebe de quem aparentemente entende do assunto, me refiro a mídia entorno da divulgação do mercado de tênis.

Para vender os seus produtos eles acabaram induzindo as pessoas a correrem de uma forma totalmente errada.

E para provar isto, me responda o que você mais levou em conta quando escolheu o seu primeiro, ou os primeiros tênis de corrida?

  1. Aposto que foi a capacidade de amortecimento do calçado;
  2. E que a primeira parte do tênis que você olhou foi o amortecimento do calcanhar.

Provavelmente você concordou com as minhas respostas.

Pois é justamente no sistema de amortecimento do calcanhar que está à causa da maioria das lesões dos corredores.

Não que o amortecimento não seja efetivo e não amorteça nada o problema está no formato dos tênis que “obrigam” você a correr aterrissando com o calcanhar e modificam a forma natural de correr.

Sim corredor, este é o problema, aterrissar com o calcanhar.

Apesar de isto estar começando a mudar um pouco hoje, uma das principais causas de lesões são os tênis cheios de almofadas e amortecedores que a indústria de calçados esportivos produz e vende como sendo os melhores para prática da corrida de rua.

Observe um destes tênis mais tradicionais e veja a diferença absurda de altura entre a parte da frente e de trás do calçado.

  • Como pode você correr da forma correta assim?

Aterrissar (pisar) com o calcanhar é a pior coisa que você pode fazer na sua corrida.

Pisar com o calcanhar é como parar de correr por alguns segundos. Quando você aterrissa com o calcanhar você não utiliza a força de propulsão e o amortecimento natural que todos nós temos, e isto acaba também exigindo mais energia e prejudicando seu desempenho.

Preste atenção na forma de correr dos atletas de elite, eles pisam com a parte da frente do meio do pé e não usam os tênis tradicionais de corrida que tem por aí, e sim calçados com um solado bem baixo.

Quando você corre deve pisar primeiro com a parte do frontal do meio do pé (médio pé), para assim fazer com que a força da gravidade te ajude a continuar a correr, evitando que ocorra uma parada de centésimos de segundos.

Esta parada é terrível tanto para os seus músculos quanto para o seu desempenho, pois fará com que você tenha que fazer mais força do que o necessário para dar o próximo passo.

Segue então duas dicas valiosas para começar a correr corretamente:

1º Passo: escolher um tênis adequando

Nos últimos anos as pesquisas em cima das técnicas de corrida tem se tornado tão frequentes e indiscutíveis que os produtores (nem todos) estão aos poucos se ajustando ao que elas dizem e estão produzindo alguns calçados esportivos mais adequados.

2º Passo: executar as técnicas para correr certo

O segundo passo é você tentar começar a correr certo, correr como um “profissional”.

 

 

Como Começar a Correr Como Um Profissional (Corra do Jeito Certo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *